domingo, 31 de março de 2013

A Ética e a Estética Parlamentares

Almanaque da Mediocridade


AR, quinta feira, 28Mar2013, da parte da tarde, pouco depois do almoço:

Espectáculo "simiesco" poderia ser a classificação desta... arruaça(!) parlamentar, se a imagem de um símio fosse a que nos viesse à cabeça à vista desta criatura. Mas não, a primeira imagem que nos vem à cabeça é a de outro animal, por sinal também conotado com a política pelo menos desde George Orwell.
Como se o estridente e... vermelhusco estilo e ainda o ar de mal começada digestão de um lauto e porventura bem regado almoço - no tal restaurante da AR? - não bastassem, ouvimos   ainda este opíparo parlamentar usar duas vezes a palavra "palanque" para designar o uso da palavra na Assembleia da República!...

Quando nos lembramos da (gratuita) humilhação que infligiu Jaime Gama a um jovem secretário-de-estado porque não se dirigia à Assembleia usando a figura regimental, pasma-nos que depois do uso da figura regimental se possam utilizar no parlamento e sobre o parlamento designações que se afastam da nobreza e da urbanidade para raiarem a sordidez e a total falta de respeito institucional.
Cabe ao/à presidente da AR, nesse exercício, recuperar a ética e a estética parlamentares, dignificar o parlamento na forma e na substância, e não só CENSURAR estas ligeirezas como afastar, por espúrias e indevidas, as cada vez mais frequentes discussões (ou compitas e gincanas) políticopartidárias, porque não é para isso que o/a deputado/a é eleito. O parlamento não pode ser mais um local de comícios ou um congresso partidário na continuidade.

E digo que cabe Ao/à Presidente da Assembleia censurar, apelar e restaurar porque com o (que resta do) partido já não podemos contar.
Por outro lado e para evitar que ainda um dia destes se tenham que fazer testes de alcolemia à entrada das bancadas, seria interessante criar uma nova cultura parlamentar que além de encerrar o polémico e obsceno restaurante, mentalizasse os os/as Srs/as deputados/as que no intervalo para almoço, além de fazerem refeições frugais, bebessem - apenas - água.
E porque da estética latu sensu também fazem parte brio e atavio, preconceitos à parte, seria altura dos deputados recorrerem a consultores de imagem porque, sendo verdade que a alguns a barba por fazer até nem fica mal, a outros chega a dar um aspecto que ronda a náusea.

O Cínico

*
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/politica/menu-de-luxo-na-assembleia-da-republica

**
http://portugalemvao.blogspot.pt/2012/01/crise-no-restaurante-da-assembleia-da.html


***
http://ultimas-curiosidades.blogspot.pt/2013/03/convite-para-almocarna-assembleia-da.html

****
http://59abc59.blogs.sapo.pt/80001.html

*****
e como não há dois (restaurantes de luxo), sem três, acrescenta-se este que, sendo privado, apanhou bem o espírito da coisa, isto é, o espírito e a essência dos tachos:

http://www.lifecooler.com/Portugal/restaurantes/RestauranteEspiritodosTachos

Sem comentários:

Enviar um comentário